Proerd


O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD – é a versão brasileira de um programa norte-americano, surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992, chegando à Bahia somente em 2002. Em Paulo Afonso, o Programa foi posto em prática no ano de 2006, oportunidade em que foram formados 150 (cento e cinquenta) alunos do 5º ano do ensino fundamental, todos da Escola Municipal Vereador João Bosco.


O Programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar, devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, Professores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade em geral, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a prática de violência entre os estudantes.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar, para a valorização da vida, e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.





Tem como objetivo a redução da demanda pelas drogas, prevenindo o abuso de álcool e outras substâncias, reduzindo o índice de violência, construindo uma cultura de paz nas escolas, promovendo ações educacionais e de fortalecimento da parceria com a comunidade. Tem-se o compromisso de complementar o Projeto Pedagógico das Unidades de Ensino, através de metodologia inovadora, dinâmica e cooperativa, visando resultados positivos na garantia da segurança de nossas crianças.


No ano de 2012, tivemos a grata satisfação de formar uma turma do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência nas Escolas – composta por 1.100 (Hum Mil e Cem) alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Guiomar Pereira, Escola Municipal Vinicius de Moraes, Escola Municipal Manoel Nascimento Neto, Escola Municipal Reunidas Severino Alves do Santos, Escola Municipal Rivadalva de  Carvalho, Escola Municipal de 1º Grau Lions Clube, Escola Municipal Raimundo Mederico Toledo, Escola Municipal Casa da Criança 02, Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro, Colégio Sete de Setembro e Colégio Monteiro Lobato. 

Veja as imagens: