Ronda Escolar


O 20º BPM, através do seu comandante o TC PM JOSEMAR PEREIRA PINTO, visando uma polícia mais próxima da comunidade e a desconstrução do entendimento de que a atividade de policial é apenas repressiva, implantou o projeto RONDA ESCOLAR. Nessa perspectiva, este projeto objetiva uma segurança pública que vise à construção dos direitos humanos, a partir do exercício da cidadania. Este é o ponto de partida para o desafio de buscar novas formas de policiamento no momento em que aproxima o efetivo policial da comunidade infanto-juvenil. 

Nesse sentido, essa nova tomada de ação, vem atender às diretrizes do Plano de Metas da Unidade e está em consonância com a busca da dignidade da pessoa humana que está tutelada na nossa Constituição Federal como princípio norteador de todas as normas. Esse espaço, além de promover a integração polícia e comunidade escolar, trará a interação e o envolvimento com outros atores e órgãos que atuam na área da infância e adolescência em toda área de responsabilidade do Batalhão que compreende Paulo Afonso, Glória, Jeremoabo, Sítio do Quinto, Coronel João Sá, Pedro Alexandre, Santa Brígida, Antas, Novo Triunfo, Rodelas, Macururé, Abaré e Chorrochó.

O lançamento do projeto aconteceu dia 02 de abril do corrente ano, no auditório Edson Teixeira. Nele estiveram presentes algumas autoridades que estarão, de forma direta ou indireta, envolvidas com as atividades do Ronda Escolar. Entre os convidados estavam a Secretária de Educação de Paulo Afonso Maria Selma Alves de Carvalho, o Secretário de Educação do Sítio de Quinto José Moises de Carvalho, o Secretário de Educação de Jeremoabo Josemar Lima Muniz, o Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas CAPS AD Rodrigo Dias. A Direc 10 mandou a representante Terezinha Vieira Silva Lima. Também enviaram representantes: a Secretaria de Educação de Pedro Alexandre com José Luciano Oliveira Santos e o CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social com Adriana Alves. Ainda estiveram o professor e coordenador do curso de pedagogia da UNEB – CAMPUS VIII, Paulo Alfredo Rocha,  

1- Objetivo

- Desenvolver ações socioeducativas e culturais junto à comunidade escolar, envolvendo estudantes do ensino fundamental II, das escolas públicas e privadas que encontram-se inseridas na área de abrangência do 20º BPM.
    
  2- Atividades
        - Promoção de palestras, atividades recreativas e visitas técnicas durante uma semana em cada instituição de ensino, nos turnos: matutino e vespertino. Além de visitas ao 20º BPM a fim de conhecerem o cotidiano do trabalho da Polícia Militar onde estarão acompanhados por professores e policiais militares.   

3 – Como funciona

        - 4 (quatro) policiais, habilitados e com conhecimentos específicos, serão designados, exclusivamente, para atenderem às escolas que estarão selecionadas para o primeiro mês de implantação da Ronda Escolar.
        - Participarão, durante o processo, as instituições parceiras que ao longo das semanas estarão envolvidas na execução do projeto. 





0 comentários:

Postar um comentário