20/03/2013

1º Simpósio de Segurança Pública do 20º BPM de Paulo Afonso



Autoridades policiais, prefeitos e representantes de diversos municípios da região participaram, na manhã de quarta-feira (20), do 1º Simpósio de Segurança Pública do 20º Batalhão de Polícia Militar de Paulo Afonso. O objetivo do evento foi discutir sobre políticas de Segurança Pública na região, apresentar as linhas de atuação da Segurança Pública, informar como funciona a estrutura da Polícia na região e firmar ou estreitar as relações de parcerias entre os órgãos de Segurança Pública e os municípios.

“Esta parceria é importante para fortalecer os mecanismos de defesa social em conformidade com as premissas encontradas em nossa Carta Magna. Juntos, podemos buscar resolver os problemas neste setor, interagir. Desta forma, tenho certeza de que teremos uma segurança bem melhor”, destacou o Comandante do 20º BPM, o Tenente Coronel Josemar Pereira Pinto, que, na oportunidade, também ressaltou a importância do único Conselho Comunitário de Segurança Pública consolidado na região, o de Jeremoabo.

“O 20º BPM atende 13 municípios da região e apenas Jeremoabo tem um Conselho de Segurança implantado. Ontem mesmo estive lá, onde foi feita a entrega de um bafômetro e de outros equipamentos para as Polícias locais. É um grande avanço a instalação do Conselho, pois ele visa desencadear programas e ações de segurança pública, em parceria com a Polícia e o Judiciário. É deste tipo de parceira que precisamos para fazer com que a Lei prossiga o seu curso normal com o apoio, e não a interferência, por uma segurança melhor”.

Jeremoabo esteve representado pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura, Marcos França, e a Secretária Municipal de Administração, Michelly Varjão. Na ocasião, Marcos França justificou a ausência da Prefeita Anabel de Sá Carvalho, que estava cumprindo agenda em Salvador, e informou que o município é parceira da Polícia pelas ações em prol da segurança pública.

“Quero dizer que Jeremoabo tem convênio com a Secretaria de Segurança Pública, e que a nossa relação com as Polícias Militar e a Civil é melhor possível. A gente entende a importância desta parceria porque segurança pública na verdade é uma sensação e nós jeremoabenses nos sentimos seguros porque a Polícia está presente. E ainda, destaco que, em nosso município, funciona o primeiro Conselho Comunitário de Segurança Pública da região e agora com a presença do Juiz Antonio Henrique muito cobrados seremos para que isso vá adiante”.




No final, o Comandante Josemar Pereira Pinto e o Comandante do Comando de Policiamento Regional Norte na área do 20º BPM, Tenente Carlos Alberto Neves da Silva, leram as metas que deverão ser efetivadas pelos municípios que compõem a área até o próximo dia 11 de Julho, quando acontecerá o II Simpósio.

São as seguintes: ações de inteligência integradas (Polícia, Judiciário e Prefeitura); consolidação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública em todos os municípios da área; criação do Conselho Regional de Segurança Pública, reivindicação de linhas aéreas efetivas em Paulo Afonso e pavimentação de estradas como a BA 210.

O evento contou ainda com as presenças do vice prefeito de Paulo Afonso Jugurta Nepomuceno, de Pedro Alexandre Salorylton de Oliveira, de Nova Glória Ena Vilma Negromonte, de Santa Brígida Carlos Gomes, de Antas Wanderlei dos Santos Santana; do Diretor do Presídio Regional de Paulo Afonso, Major Jorge Júnior; do Comandante da CIPE Caatinga, Major José Carlos Soares e dos Promotores de Justiça Milane de Vasconcelos Tavares e Leonardo Bittencourt.


Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário