Espaço Kids do 20º BPM

As instituições estão a cada dia mais preocupadas com a valorização do seu pessoal e bem estar do seu público. A Polícia Militar do Estado da Bahia, não poderia ficar de fora desse grande movimento social.

Polícia Militar da Bahia

Comando de Policiamento da Região Norte - 20º BPM/Paulo Afonso

27/08/2014

Comandante do 20º Batalhão se reúne com policiais do NIVE



O Comandante do 20º BPM - TC PM Osival reuniu-se na manhã desta quarta-feira (27/08) com alguns integrantes do NIVE - Núcleo de Interatividade do Veterano da PMBA (âmbito do 20º BPM) com a finalidade de convidá-los à juntos resgatar esses homens e mulheres, o pessoal da reserva e da reforma, buscando valorizar, implementar e sistematizar ações interativas e interinstitucionais que objetivariam criar condições e promover meios para que o Veterano do 20° BPM torne-se mais participativo no contexto social, melhorando, assim, a sua autoestima.
Assim sendo, os policiais militares da reserva e da reforma participariam de assuntos pertinentes a essas ações no âmbito da Unidade. Os policiais gostaram muito da iniciativa do Comandante e se propuseram a participar.
Logo após foi oferecido um café aos participantes.




 

25/08/2014

Homenagem do 20º BPM a todos os soldados - 25 de agosto - Dia do Soldado







20/08/2014

20º BPM reuni os órgãos que fazem parte da estrutura e segurança da Copa Vela para expor seu planejamento estratégico para o evento



Na manhã da sexta-feira (20/08) estiveram reunidos os órgãos que fazem parte da estrutura e segurança da Copa Vela/2014, evento que acontece no período de 05 a 07 do mês de setembro e que é considerado o maior evento da região; festa que atrai milhares de pessoas para a cidade de Paulo Afonso em busca de diversão e entretenimento, o que implica num aumento significativo nas demandas relativas à Segurança Pública; então, com a finalidade de buscar juntos, alternativas para melhorar ainda mais a atuação dentro das respectivas responsabilidades referente ao aludido evento estiveram reunidos os representantes do: SAMU, DEMUTRAN, APA, 1ª Cia de Infantaria, Secretaria de Eventos da PMPA, Secretaria de Cultura e Esportes, 15º GBM, DEAM, Policia Civil, Polícia Rodoviária Federal, CIRETRAN, EMBASA, COELBA, Departamento de Polícia Técnica, representantes dos blocos e os donos de camarotes. A imprensa esteve fazendo a cobertura da reunião.
Os principais assuntos abordados foram:
1- Vistorias em palanques, arquibancadas (períodos de entrega dos projetos);
2- Proteção contra incêndio (extintores, sinalizadores, placas indicativas, iluminação);
3- Saídas de emergências;
4- Lotação máxima permitida em camarotes;
5- Utilização de geradores de energia;
6- Acidentes náuticos;
7- Queimaduras;
8- Orientação aos banhistas;
9- Apoios: Companhia Especializada - Caatinga, Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, GRAER, Coodenadoria de Missões Especiais da PMBA.
Ao final todos falaram de suas necessidades e dificuldades, salientando que, apesar de todos os problemas que foram expostos (principalmente a falta de efetivo) não se furtarão em realizar com excelência o trabalho durante o evento.









18/08/2014

Governo inaugura CICOM em Paulo Afonso



Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (15), em Paulo Afonso, a 10ª Central de Comunicação Integrada das Polícias (CICOM), que atenderá os serviços 190, 193 e 197 das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica.
O novo CICOM atenderá 11 cidades, a exemplo de Paulo Afonso, Jeremoabo, Coronel João Sá, Sítio do Quinto, Pedro Alexandre, Santa Brígida, Abaré, Chorrochó, Macururé, Glória e Rodelas, oferecendo mais agilidade no atendimento das ocorrências policiais. A central integrada está situada na estrutura da 18ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin), sob a coordenação do capitão Wellington Araújo Nery.
A solenidade de inauguração contou com as presenças do secretário Estadual de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, do comandante Geral da PMBA, coronel Alfredo Castro, a coordenadora Regional de Polícia Civil, Mirela Santana Matos, entre outras autoridades.


Fonte: http://www.pm.ba.gov.br
 
 

15/08/2014

Comandante Geral da PMBA preside a Reunião de Avaliação da Região Norte/2014 na cidade de Paulo Afonso



A Reunião de Avaliação da Região Norte, aconteceu na tarde desta quinta-feira (14/08), às 15h, no Auditório do Instituto Federal da Bahia – IFBA, na cidade de Paulo Afonso e contou com as presenças do Exmº Sr. Cel PM Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia e de todos os Comandantes das Unidades pertencentes a Região Norte. O objetivo da reunião é analisar os índices de violência e criminalidade no ano de 2014. 
O Cel PM Alfredo Castro iniciou conferindo o “TITULO DE AMIGO DA PM”, ao MAJ EB ANTÔNIO LUIZ DOS SANTOS FILHO, comandante da 1ª Cia de Infantaria do Exército Brasileiro, honraria prestada às autoridades e personalidades em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a Policia Militar do Estado da Bahia, no campo da Segurança Pública.
A mesa foi formada pelo Cel PM Alfredo Castro – Comandante Geral da PMBA;
Cel PM Paulo Fernando Cunha Bonfim – Comandante de Operações Policiais Militares da PMBA;
Cel PM José Jorge Nascimento – Comandante do Policiamento da Região Norte;
TC PM Osival Moreira Cardoso – Comandante do 20º BPM;
Maj PM José Carlos Soares Mariano - Comandante da CIPE-Caatinga
Ao final houve a apresentação do Grupo de Teatro do 20º BPM com a peça: Cenários do CICOM. A peça foi escrita pela Ten PM Joelma de Miranda Vasques, hoje lotada no Departamento de Pessoal de Salvador e adaptada pelo Grupo de Teatro do 20º Batalhão.
 





 







11/08/2014

Guarnições do GTM realizam prisão de assaltantes



Na tarde do dia 09/08, por volta das 15h00, no Povoado Barriguda, município de Santa Brígida/BA, foram presos por assalto a mão armada as pessoas de: ROBERTO FRANCISCO DA SILVA, 28 anos, e VANDEMBERG DE SENA SILVA, 33 anos.
Segundo informações após denúncia de assalto sofrida por duas pessoas, as guarnições do GTM I e II, comandadas pelo Oficial de Operações Ten PM Edward, deslocaram-se à localidade onde conseguiram identificar os autores.
Com eles foi encontrado uma quantia em dinheiro, que não foi divulgado o valor, e duas armas de fogo: um revólver cal. 38, com três munições intactas, e uma pistola cal. 7.65, com oito munições intactas. Os autores e o material apreendido foram apresentados na delegacia de Jeremoabo/BA.
 
 

08/08/2014

Operação Conjunta PMBA e PMPE resultou na erradicação de 5.200 pés de maconha


Operação conjunta dos policiais militares do 20º BPM e da 4ª CIPM/PE, resultou na erradicação de 5.200 pés de maconha no povoado "Gato" em Glória-BA. Participaram da operação o Cap PM Tarcísio, comandando os policiais da guarnição do GTM I, Cap PMPE Washington comandando prepostos da PMPE e uma guarnição da SME. Nenhum indivíduo foi encontrado no local.
 


 

Operação conjunta PMBA e Polícia Civil



Operação conjunta do 20º BPM e da Polícia Civil resultou na prisão de Manoel Messias da Silva, 46 anos e Marlucia Sá Pereira, 34 anos. Com eles foram apreendidos 700 gramas de maconha. Fato ocorrido no Povoado Pedra do Menino, Glória-BA.
 

 

07/08/2014

Homenagem do 20º Batalhão ao Dia dos Pais



Guarnições da ROTAM e GTM erradicam roça de maçonha



Por volta das 10h, desta quinta-feira (07/08), as guarnições da ROTAM e do GTM, sob o Comando do Cap PM Tarcisio erradicaram um plantio com aproximadamente 4.000 pés de maconha. A roça estava localizada próximo ao acampamento dos "Sem terra", no povoado Lodovico. No momento ninguém foi encontrado no local do plantio. A droga foi erradicada e incinerada  no local e algumas amostras foram trazidas a fim de serem apresentadas na Delegacia Local.

 

Guarnições do Programa Ronda nos Bairros, GTM e 5ª Cia efetuam mais uma prisão por tráfico de drogas



As guarnições do Ronda nos Bairros, GTM e 5ª Cia sob o Comando do Cap PM Pedro realizaram a prisão de José Lindoberto Silva Santos, conhecido como “Neguinho”, por tráfico de drogas. A prisão aconteceu na madrugada desta quinta-feira (07/08), na Avenda Beira Rio-Jardim Bahia. Com ele foi encontrado 140 pedras de crack, 02 celulares e a quantia de R$ 60,00 em espécie.

04/08/2014

Operação Impacto em Paulo Afonso - Resultados


 
 
 
1-   Apreensão de armas e drogas no BTN III
Através de denúncia anônima na tarde desta segunda-feira (04/08) por volta das 15h, na Rua São Jorge, 692 – BTN III, a guarnição do GTM realizou a apreensão de 02 revolveres – sendo 01 cal .38 e outro cal.32;  170 pedras de crack, 81 papelotes de maconha; 19 gramas de maconha prensada; 01 balança de precisão; 01 rolo de papel alumínio (serve para embalar a droga); 02 celulares e a quantia de R$ 1.067,00 em espécie.
Juntamente com o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia o menor de iniciais L.B.A e Edivânio da Conceição Silva.
 

2-   Prisão de indivíduo suspeito de assalto a estabelecimento comercial
Através de denúncia anônima na tarde desta segunda-feira (04/08) por volta das 17h, a Central de Operações recebeu uma informação que o indivíduo que teria assaltado um estabelecimento comercial no centro da cidade e que teria evadido do local em uma motocicleta biz, cinza, placa policial KKP 6979. De imediato foi feita consulta da placa e após localização de endereço do proprietário do veículo uma guarnição foi deslocada ao endereço tratando-se da Rua Marieta Ferraz, 320, Centro e que o veículo encontrava-se em nome de Jaime Alves Passos, tendo o Jaime Alves dos Passos Filho admitido ter praticado o assalto em companhia de um indivíduo conhecido por Renan e logo após o assalto o Renan teria ficado na “Vila do Rato”. Com a informação diligências foram realizadas porém, sem êxito, mas continuam com a finalidade de localizar o Renan.

 

3-   Abordagens – Resultado:
60 pessoas abordadas;
18 motocicletas;
12 carros;
02 veículos apreendidos – sendo 01 carro e 01 motocicleta