Espaço Kids do 20º BPM

As instituições estão a cada dia mais preocupadas com a valorização do seu pessoal e bem estar do seu público. A Polícia Militar do Estado da Bahia, não poderia ficar de fora desse grande movimento social.

Polícia Militar da Bahia

Comando de Policiamento da Região Norte - 20º BPM/Paulo Afonso

20/03/2013

1º Simpósio de Segurança Pública do 20º BPM de Paulo Afonso



Autoridades policiais, prefeitos e representantes de diversos municípios da região participaram, na manhã de quarta-feira (20), do 1º Simpósio de Segurança Pública do 20º Batalhão de Polícia Militar de Paulo Afonso. O objetivo do evento foi discutir sobre políticas de Segurança Pública na região, apresentar as linhas de atuação da Segurança Pública, informar como funciona a estrutura da Polícia na região e firmar ou estreitar as relações de parcerias entre os órgãos de Segurança Pública e os municípios.

“Esta parceria é importante para fortalecer os mecanismos de defesa social em conformidade com as premissas encontradas em nossa Carta Magna. Juntos, podemos buscar resolver os problemas neste setor, interagir. Desta forma, tenho certeza de que teremos uma segurança bem melhor”, destacou o Comandante do 20º BPM, o Tenente Coronel Josemar Pereira Pinto, que, na oportunidade, também ressaltou a importância do único Conselho Comunitário de Segurança Pública consolidado na região, o de Jeremoabo.

“O 20º BPM atende 13 municípios da região e apenas Jeremoabo tem um Conselho de Segurança implantado. Ontem mesmo estive lá, onde foi feita a entrega de um bafômetro e de outros equipamentos para as Polícias locais. É um grande avanço a instalação do Conselho, pois ele visa desencadear programas e ações de segurança pública, em parceria com a Polícia e o Judiciário. É deste tipo de parceira que precisamos para fazer com que a Lei prossiga o seu curso normal com o apoio, e não a interferência, por uma segurança melhor”.

Jeremoabo esteve representado pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura, Marcos França, e a Secretária Municipal de Administração, Michelly Varjão. Na ocasião, Marcos França justificou a ausência da Prefeita Anabel de Sá Carvalho, que estava cumprindo agenda em Salvador, e informou que o município é parceira da Polícia pelas ações em prol da segurança pública.

“Quero dizer que Jeremoabo tem convênio com a Secretaria de Segurança Pública, e que a nossa relação com as Polícias Militar e a Civil é melhor possível. A gente entende a importância desta parceria porque segurança pública na verdade é uma sensação e nós jeremoabenses nos sentimos seguros porque a Polícia está presente. E ainda, destaco que, em nosso município, funciona o primeiro Conselho Comunitário de Segurança Pública da região e agora com a presença do Juiz Antonio Henrique muito cobrados seremos para que isso vá adiante”.




No final, o Comandante Josemar Pereira Pinto e o Comandante do Comando de Policiamento Regional Norte na área do 20º BPM, Tenente Carlos Alberto Neves da Silva, leram as metas que deverão ser efetivadas pelos municípios que compõem a área até o próximo dia 11 de Julho, quando acontecerá o II Simpósio.

São as seguintes: ações de inteligência integradas (Polícia, Judiciário e Prefeitura); consolidação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública em todos os municípios da área; criação do Conselho Regional de Segurança Pública, reivindicação de linhas aéreas efetivas em Paulo Afonso e pavimentação de estradas como a BA 210.

O evento contou ainda com as presenças do vice prefeito de Paulo Afonso Jugurta Nepomuceno, de Pedro Alexandre Salorylton de Oliveira, de Nova Glória Ena Vilma Negromonte, de Santa Brígida Carlos Gomes, de Antas Wanderlei dos Santos Santana; do Diretor do Presídio Regional de Paulo Afonso, Major Jorge Júnior; do Comandante da CIPE Caatinga, Major José Carlos Soares e dos Promotores de Justiça Milane de Vasconcelos Tavares e Leonardo Bittencourt.


13/03/2013

Jeremoabo: emoção e entusiasmo marcam as primeiras atividades do Criança Brincando e se Transformando


Por Lílian Symaia

Banda de música do 20º BPM
As primeiras atividades do Projeto Criança Brincando e se Transformando, que aconteceram neste final de semana, em Jeremoabo, foram marcadas por grandes momentos de emoção, a exemplo da partida amistosa de futebol feminino. Ao final do jogo, as jogadoras do time da Cerâmica S.O.S, que venceu o jogo contra a equipe do Povoado Brejo Grande por 6 x 0, fizeram uma homenagem especial a Lidiane, também jogadora da equipe, e dedicaram a vitória ao seu bebê Pedro Gabriel, que faleceu há poucos dias. Na oportunidade, o Juiz Antonio Henrique da Silva, lembrou de Pedro Gabriel e do garoto Mateus Macedo, de apenas 11 anos, que se suicidou há cerca de dez dias, e que foram homenageados pelo Projeto, juntamente com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Jeremoabo, com a confecção de camisas, contendo a logomarca do Criança Brincando e se Transformando e as fotografias das duas crianças no interior do desenho, cujas mãos dadas de pais e filho, formam um coração, simbolizando a necessidade das famílias em demonstrarem mais amor pelos seus filhos. Foram distribuídas na Praça do Forró, no último sábado, dia 09, quatrocentas camisas, sendo que trezentas delas para crianças e cem para adultos. “Pedro e Mateus, infelizmente, não poderão brincar mais. Fizemos questão de estampar as fotos desses garotos como uma forma de dizer que o Projeto foi criado para promover os direitos da criança e do adolescente. Reforço, ainda que criança tem que brincar, tem que aprender de forma sadia, precisa ter a oportunidade de assistir a uma apresentação cultural. Criança precisa de amor e atenção”, destacou Dr. Antonio Henrique.


A Prefeita de Jeremoabo, Anabel de Sá Lima, ao entregar o troféu ao time feminino campeão, compartilhou da emoção de Lidiane, destacou a importância do Projeto e a parceria do Município em apoio ao mesmo. “Mais uma vez, quero reafirmar a nossa intenção em apoiar projetos como este, cujo intuito é promover ações de proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente. Mais ainda, não mediremos esforços em cuidar dos nossos pequenos, através de outras medidas do município. Neste momento, quero pedir a Deus que conforte Lidiane pela perda de seu bebê. Só Deus nesse momento para lhe dar forças”.
O final de semana foi intensamente movimentado com outras ações sendo realizadas, a exemplo dos momentos de lazer, ocorridos no sábado pela manhã, no Sítio do vereador Antonio Chaves, no Bairro Romão, onde professoras e outras funcionárias da Educação do município coordenaram atividades lúdicas e recreativas para centenas de crianças. Neste mesmo momento, acontecia, no campo de Vavá da Cerâmica S.O.S, no Bairro São José, um Torneio de Futebol Society Infantil, com muitos torcedores presentes, sendo vencedor a equipe da Cerâmica SOS.

No sábado à noite, na Praça do Forró, diversas atividades culturais e recreativas animaram as crianças e suas famílias, como a banda Gene e Los pencas, o grupo Jerê City que já é sucesso nas apresentações do projeto, cantores infantis, brincadeiras de roda e culminando numa belíssima apresentação da Banda da Polícia Militar de Paulo Afonso, com um repertório eclético e agradável.

No domingo (10), mais programação do Projeto agitou a cidade com programação esportiva de futebol de campo e voleibol. No futebol, foi a vez das semifinais e final do Torneio Masculino de Futebol de Adolescentes, no Estádio João Isaias Montalvão, que terminou tendo como vencedor a equipe da SOS, que venceu, na final, a equipe do José Nolasco por 2 x 0; em terceiro lugar, ficou o Senhor do Bonfim, que venceu o Santo Antonio, por 5 x 0. À tarde, no Ginásio Municipal Paulo José Santos Carvalho, no Voleibol Feminino Infantil, o time campeão foi o Arco-Íris, que venceu o Confiança Jovem por 3 x1; e no Masculino de Adolescentes a vitória foi do Colégio Leonardo da Vinci, que venceu o Vôlei Futuro por 2 x 0.
A Coordenação agradece a todos os apoiadores, patrocinadores e colaboradores do Projeto que estiveram empenhados nesse processo. Segundo Dr. Antonio Henrique da Silva, essas primeiras atividades serviram de experiência para as próximas ações a serem realizadas em Jeremoabo e nos demais municípios que integram a Comarca: Pedro Alexandre, Coronel João Sá, Sítio do Quinto e na própria sede.

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de março, acontecerão o lançamento e as primeiras atividades do Projeto no município de Pedro Alexandre.




Fonte: Site: jeremoaboagora.com.br


10/03/2013

ELOGIO DE OFICIAIS E PRAÇAS - Nº 19


ELOGIO DE OFICIAIS E PRAÇAS


Grande é a estima em tecer exaração de reconhecimento do mérito profissional dos nossos subordinados sempre quando se verifica uma postura exemplar diante dos serviços prestados a esta Instituição, e principalmente a sociedade, cumprindo o seu mister, dentro do que é legal e necessário ao provimento de um resultado eficiente e eficaz, pautado no comprometimento com a causa da Segurança Pública.
Foi essa a postura dos Policiais Militares: CAP PM JOSIVALDO BATISTA GONÇALVES, Mat. 30.337.418-4; 1º TEN PM TARCÍSIO DE SÁ REZENDE, Mat. 30.414.760-3; 1º TEN PM RODOLFO VIEIRA SANTOS, Mat. 30.456.413-0; 1º SGT PM ROBERTO ALMEIDA BRANDÃO, Mat. 30.345.711-0; 1º SGT PM JOÃO EDVALDO DANTAS DA SILVA, Mat. 30.214.868-7; 1º SGT PM LEABIN ALMEIDA DA SILVA, Mat. 30.200.182-7; 1° SGT PM LUCINEY RIOS DE OLIVEIRA, Mat. 30.346.992-1; SD PM JOMAR LUCAS DE OLIVEIRA FONSECA, MAt. 30.505.792-4; SD PM ROBÉRIO FERREIRA DAMASCENO, Mat. 30.390.262-8; SD PM LUIZ CARLOS LIMA MELO FILHO, Mat. 30.390. 287-2; SD PM GILVAN DE SOUZA BOMFIM, Mat. 30.390.779-1; SD PM APOLLO DE MELO GOMES, Mat. 30.482.463-7; SD PM RODRIGO DE MEIRA BARBOSA, Mat. 30.505.808-5; SD PM SANNY DIAS FONSECA, Mat. 30.291.551-3; SD PM SAMUEL MENDONÇA MATOS, Mat. 30.505.671-6. Alem desses, merece destaque, o 1º SGT PM DA R/R JOSÉ HELIO DA SILVA, que demonstrou intrínseco compromisso com o serviço policial militar. Mesmo estando na reserva, não hesitou em dá a sua contribuição em meio as circunstancias que se encontrava.
Todos estes, com destreza e sentimento de cooperatividade, demonstraram alto grau de comprometimento com a causa da Segurança Pública, discernimento, iniciativa e tino de responsabilidade, requisitos estes necessários para o bom desempenho da atividade policial militar e que foram registrados no Relatório de Serviço do dia 20 de março de 2013, dàs 7 horas às 19 horas, confeccionado pelo Coordenador de Área designado para aquele serviço, o qual relata a tentativa de assalto ocorrida na cidade de Jeremoabo-Ba, área de jurisdição desta OPM, onde o intento de assaltantes quedou-se frustrado devido à resposta imediata dos policiais militares atuantes naquela região, bem como o pronto apoio, logo que tomou ciência do ocorrido, de três guarnições deslocadas da cidade de Paulo Afonso – BA à localidade do fato, onde realizaram a prisão em flagrante de um dos delinquentes, bem como, apreensão de armas de fogo e munição que seriam usadas na ação delituosa.
Visto tudo que foi exposto, este Comando resolve elogiar individualmente os policiais militares acima mencionados, pela sua iniciativa, destreza e vontade de bem servir verificadas no caso em destaque.
1)   Publique-se. Registre-se

         Quartel em Paulo Afonso, 10 Abril de 2013.


JOSEMAR PEREIRA PINTO – TC PM

Comandante